Destaques

Laboratório de Neurociências LIM27 inaugura centro de inovação inédito no cenário científico brasileiro: Instituto Nacional de Biomarcadores em Neuropsiquiatria – INBioN.

 

Com projeto aprovado por meio da CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014, o Laboratório de Neurociências LIM27 receberá 7 milhões de reais para novo Instituto Nacional de Inovação. O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) tem metas ambiciosas e abrangentes em termos nacionais como possibilidade de mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país; impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental competitiva internacionalmente. A criação dos institutos conta com parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Fundações de Amparo à de São Paulo (FAPESP), Ministério da Saúde e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para a equipe do INBioN a busca do substrato biológico das doenças neuropsiquiátricas é pré-requisito para o desenvolvimento de terapias mais eficazes e, sobretudo, de estratégias preventivas através do diagnóstico precoce. Para tanto, nosso  objetivo é analisar aspectos etiológicos comuns e marcadores diferenciais entre a Esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e a Doença de Alzheimer. Juntas, estas doenças afetam no Brasil 14 milhões e no mundo 400 milhões de indivíduos. Além do sofrimento humano, só para a economia dos EUA estas doenças geram, juntas, um custo anual aproximado de 300 bilhões de dólares.

 inbion

Descrição esquemática dos diferentes módulos e dimensões que serão estudadas pelo INBioN

 

 

Laboratório de Neurociências LIM27 lidera publicações de alto fator de impacto

 

Os Laboratórios de Investigação Médica – LIMs são reconhecidos pela formação de pesquisadores, treinamento de estudantes e profissionais da saúde, realização de cursos e o desenvolvimento de pesquisas dentro do Hospital das Clínicas de São Paulo, junto com a Faculdade de Medicina da USP. Em 2016 o Laboratório de Neurociências – LIM27 ficou em SEGUNDO LUGAR na classificação geral que leva em consideração a produção científica dos 62 Laboratórios de Investigação médica (LIMs) do complexo HC-FMUSP. Entre os LIMs que têm apenas um grupo de pesquisa ficamos em PRIMEIRO LUGAR. Essa classificação é baseada no número e impacto de publicações em periódicos internacionais, captação de recursos, difusão e formação de recursos humanos.