LIM-27

O Laboratório de Neurociências, no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi planejado e construído entre os anos de 1997 e 1999, com o esforço conjunto do Professor Wagner Gattaz e seus colaboradores na época (Orestes Forlenza, Homero Vallada e Luis F. H. Basile). A construção do laboratório foi possível graças ao apoio financeiro da FAPESP e de outros parceiros locais, totalizando um projeto de cerca de 1,5 milhões de dólares. O Laboratório de Neurociências faz parte da rede dos Laboratórios de Investigações Médicas (LIMs) do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, recebendo a designação de LIM-27.

O LIM-27 tem buscado novas parcerias, cabendo ressaltar o apoio da ABADHS (Associação Beneficente Alzira Denise Hertzog Silva), parceira de nosso laboratório desde 2001. Em novembro de 2006, o LIM-27 recebeu a honrosa nomeação de “Laboratório de Neurociências Alzira Denise Hertzog da Silva”.

Além do apoio recebido da FAPESP e ABADHS, registramos também o apoio financeiro recebido do CNPq, Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e Diretoria Executiva dos LIMs.

A identificação de assinaturas neurobiológicas na doença poderá auxiliar na identificação de marcadores de estado e traço, bem como novos alvos terapêuticos, visando o desenvolvimento de novos e melhores tratamentos para um número maior de indivíduos que sofrem com os transtornos do humor. Também apresenta potencial relevância indireta na terapêutica de outros transtornos neuropsiquiátricos associados à perda de mecanismos reparadores e de neuroproteção.

Dentro desta missão, nos esforçamos para auxiliar na formação de novos cientistas, contribuir para o impacto científico do Instituto e da FMUSP no cenário internacional, e nos empenhamos firmemente no objetivo maior de buscar a compreensão das doenças neuropsiquiátricas visando o benefício de nossos pacientes.